Análise - Músicas em Cinderella (2021)


Um dos principais pontos levantados por critica especializada e espectadores do novo lançamento do Amazon Prime Video, estrelado por Camila Cabello e Idina Menzel, foi a utilização de músicas não originais. Usar canções já conhecidas ajudou o publico a ter certa familiaridade com o longa e assim divertir-se mais. Algumas músicas foram inseridas em momentos marcantes da história, como as trazidas abaixo:


Rhythm Nation

Cantada pelo elenco

Originalmente lançada em 1989 por Janet Jackson, a performance de abertura é interpretada pelo elenco principal inteiro e é responsável por apresentar o mundo comum que a história vai se passar, situando o espectador na proposta do filme, este sendo um musical. Os personagens principais são apresentados aos poucos conforme suas linhas na música. Além disso, estética também fica clara durante esse número musical, são ambientes e figurinos mais coloridos e extravagantes, sendo diferente do normal para filmes que se passam em vilas e reinos, mostrando que não a intenção não é ser algo sério. A apresentação conta com um espetáculo de dança animador, que deixa o espectador ansioso para ver o filme.


Million to One

Por Cinderella

A primeira música original feita exclusivamente para o filme, além dos raps cantados pelo guarda real, é o momento que percebemos que a história será diferente da clássica já contada: a Cinderella aqui tem um sonho e fará de tudo para conseguir realizá-lo. A faixa interpretada por Camila Cabello traz uma letra inspiradora e seu número musical mostra a protagonista trabalhando enquanto imagina-se uma mulher de negócios, finalmente vendendo seus vestidos para o público. Depois dessa música que a aventura é iniciada, com a protagonista começando a correr atrás de sua independência.


Somebody to Love

Interpretada pelo príncipe

Originalmente lançada pelo Queen em 1976, escrita por Freddie Mercury, é agora interpretada pelo Príncipe Robert no momento de seu dilema entre encontrar alguém que ele realmente ame ou seguir o conselho de seu pai, rei, e se casar para ter uma rainha ao seu lado. Na cena, podemos perceber que para Robert é muito mais importante ter alguém que realmente goste, mas não seria possível encontrar tal pessoa antes do prazo dado pelo rei.


Material Girl

Cantada pela madrasta e as irmãs malvadas

Sucesso da Madonna de 84, a música foi reinterpretada pela artista Idina Menzel no papel da Madrasta, em conjunto com suas filhas. É uma música importante para a narrativa do filme já que pela primeira vez vemos que a Madrasta não era apenas maldosa, e sim preocupava-se com suas filhas e tentava ensiná-las a conviver na sociedade seguindo um padrão que já tinha sido estabelecido anteriormente, padrão esse que até ela mesma seguiu sua vida inteira. A letra aborda temas desde beleza até sonhos, no ponto de vista de mulheres que são geralmente as que mais sofriam sobre tais questões.


Am I Wrong

Cantada pelo elenco

A canção de 2013, interpretada pela dupla Nico e Vinz foi dividida para vários personagens do elenco, no momento do filme em que todos estão questionando seus caminhos, antes de, por exemplo, a protagonista se cansa de sua vida dependente da madrasta, ou que o príncipe Robert questionar as ordens e poder de seu pai, ou até mesmo quando a personagem nova – Princesa Gwen –, questiona-se sobre seu tratamento por parte de sua família. É um momento de força em que cada um toma consciência de onde quer chegar e o que precisa fazer para conseguir.


Lets Get Loud

Cantada pelo elenco

O número final do filme é uma energética versão do sucesso de 99 cantado por Jennifer Lopez e reinterpretada pelo elenco principal do longa, é uma música muito animada que traz a mensagem também de entusiasmo. O ritmo latino homenageia Cabello, também uma artista latina, além de ser apresentado com coreografias bem elaboradas e divertidas, finalizando a história já contada de um jeito inusitado e surpreendente.

Por: Isa Araújo e Tainá Maia

Comentários