Análise - Moonlight

Análise de Moonlight

O conceito desse filme é passar de forma bem explícita como uma vida pode ser mudada sem uma boa base família e preconceitos diversos. Esse filme conta a história de Chiron, um jovem negro, pobre e homossexual, que tem que passar por preconceitos na escola e problemas familiares em casa, mostrando uma realidade que é bem comum para muitos jovens, mas que mesmo assim, consegue surpreender.

 

A direção de fotografia desse filme é uma aula completa de como a luz pode conversar com o ambiente. O filme traz a ideia do realce da pele dos personagens e tons de azul em diversas cenas, fazendo referência a própria fala de um personagem "in moonlight, black boys look blue". Além da iluminação, os planos e ângulos de filmagens também são usados de forma narrativa, sou seja, seus significados conversam com o espectador.

 

O fato de o diretor dividir o filme em três partes, faz com que a gente realmente sinta o que o protagonista está passando, na primeira parte, vemos que Chiron tinha medo de se aceitar, na segunda parte vemos mais afundo os problemas com drogas com a mãe dele e a perda da única figurinha paterna que ele tinha, na última parte, vemos o vazio que tem dentro do Chiron e de como apenas uma conversa com um amigo, faz com que não só ele, mas quem está assistindo, sinta uma coisa boa.

Por Gabriel Sena

Comentários